CONTACTOS


VISABEIRA
Sociedade Técnica de Obras e Projectos, Lda
Sede: Repeses 3504-511
VISEU - Portugal

T. +351 232 483 000
F. +351 232 483 100
E. visabeira@visabeiraglobal.com


NOTÍCIAS


Linha de Muito Alta Tensão, com 17 quilómetros

07-01-2011

A construção da Linha de Muito Alta Tensão com 17 quilómetros, no distrito de Bragança, é considerada, pela Visabeira Infra-estruturas, como uma das maiores obras realizadas pela empresa até à data.

A construção da Linha de Muito Alta Tensão com 17 quilómetros, entre Bemposta e Lagoaça, nos municípios de Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança, é considerada, pela Visabeira Infra-estruturas, como uma das maiores obras realizadas pela empresa até à data.

A empreitada total, que teve início em Agosto do corrente ano, visa a colocação de 66 postes, 34 dos quais a cargo da Visabeira Infra-estruturas e cujo peso varia entre as 17 e as 44 toneladas.

Dada a complexidade desta obra, propriedade da REN, a Visabeira Infra-estruturas, unidade Visabeira Global, recorreu já à colaboração de um helicóptero para a passagem do designado “cabo-piloto”.
 
Trata-se, no fundo, de um cabo que serve para a posterior colocação de 11 linhas de cabos condutores de energia e de fibra óptica que terão uma extensão global de 190 quilómetros.

Os profissionais da empresa de aviação e os técnicos da Visabeira Infra-estruturas colocaram 8 cabos-piloto que permitem agora o desenrolar dos cabos condutores num trabalho mecânico.

A intervenção do meio aéreo decorreu, para já, ao longo de um dia e meio, substituindo aquilo que seria, no mínimo, uma semana de trabalho sem esse recurso, ou seja, “à mão”.

Neste momento está praticamente concluída a implantação dos 34 postes, o que vai motivar, nos próximos dias, nova intervenção do helicóptero para a continuação dos trabalhos aéreos.

Os números envolvidos na obra não deixam dúvidas relativamente à dimensão do projecto.
Actualmente estão no terreno 113 colaboradores da Visabeira Global, tendo a abertura de covas para a implantação dos postes originado uma movimentação de terras na ordem dos 3500 m3 e a colocação de 1080 m3 de betão para a construção das sapatas de fixação.
 
Serão colocados 153 quilómetros de cabos eléctricos e 34 de fibra óptica e utilizadas 893 toneladas em ferro para a construção dos postes.

A Linha de Muito Alta Tensão entre Bemposta e Lagoaça deverá estar concluída no final deste mês.

 


Arquivos de Notícias


Ir para Topo da página
Política de Privacidade | Contactos
© 2012 VISABEIRA - Todos os direitos reservados.
Visabeira Global